Sustentabilidade no pé: o que são calçados ecológicos e quais seus benefícios para o meio ambiente
Mais do que nunca, a indústria da moda tem sido associada a práticas que prejudicam o meio ambiente e a condições de trabalho precárias. Nos últimos anos, os debates sobre o tema só vêm aumentando.
Enquanto a conscientização sobre os impactos negativos da produção em larga escala e do consumo excessivo aumenta, a procura por alternativas mais sustentáveis na moda também está em ascensão.
Nesse contexto, é claro que os calçados sustentáveis não poderiam ficar de fora, representando uma ótima opção para reduzir o impacto ambiental e social da indústria calçadista.
Mas afinal, o que são sapatos sustentáveis? De que materiais eles são feitos? Qual o seu impacto ambiental e social?
É sobre isso que nós vamos falar agora.
Se você quer saber mais sobre o tema, leia até o fim!
O que são calçados ecológicos?
Calçados ecológicos ou sustentáveis são aqueles projetados e produzidos levando em conta os princípios da sustentabilidade.
Isso envolve o uso de materiais ecológicos, a adoção de processo de produção mais responsáveis – principalmente em relação à utilização dos recursos naturais – e a entrega de produtos com mais qualidade e durabilidade, favorecendo a diminuição do consumo.
O desenvolvimento de um sapato ecológico busca minimizar os impactos negativos no meio ambiente, desde a extração de matérias-primas até o seu descarte final.
Você quer saber do que os sapatos ecológicos são feitos? Veja a seguir!
Do que são feitos os calçados ecológicos?
Os sapatos ecológicos são feitos de diversos materiais sustentáveis, que são escolhidos levando em conta o seu menor impacto ambiental.
Os materiais utilizados com mais frequência nos calçados ecológicos são:
Algodão orgânico – além de ser produzido com menos água, o que contribui para a preservação da biodiversidade, o algodão orgânico é cultivado sem o uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos;
Couro vegetal ou vegano – é produzido a partir de fontes vegetais, como o látex das seringueiras. É uma alternativa ao couro convencional, contribuindo para a diminuição da crueldade animal;
Borracha natural – é uma opção mais ecológica, extraída de árvores de seringueira, através de um processo sustentável que não causa danos aos ecossistemas.
Materiais reciclados – muitos sapatos ecológicos utilizam materiais reciclados, como plásticos reciclados, tecidos de garrafas PET, pneus reciclados e fibras têxteis regeneradas. O uso desses materiais reduz a busca por mais recursos no meio ambiente e minimiza o desperdício, além de ser uma ótima solução para o problema do descarte de resíduos;
Solados biodegradáveis – vários calçados ecológicos tem solados feitos de materiais biodegradáveis, como cortiça ou borracha natural. Esses solados têm a capacidade de se decompor mais rapidamente após o descarte, reduzindo o impacto ambiental.
Mas não são somente os materiais utilizados nos sapatos ecológicos que são escolhidos visando um menor impacto ambiental. Os processos de produção também são pensados de forma a obter o menor impacto possível no ecossistema.
É sobre isso que falaremos agora. Continue com a gente!
Os sapatos ecológicos e seus processos de produção mais amigáveis ao meio ambiente
As marcas de calçados ecológicos têm a preocupação de adotar métodos de produção sustentáveis, minimizando o impacto ambiental e promovendo práticas mais responsáveis em todo o processo de fabricação.
Veja alguns exemplos:
Menor consumo de água – a indústria de calçados convencional consome grandes quantidades de água em várias etapas da produção. A produção sustentável procura diminuir esse consumo usando técnicas como o reuso e a recirculação da água e processos de tingimento com menor consumo de água.
Uso de corantes naturais – a indústria de calçados convencional usa corantes químicos que podem ser tóxicos e poluentes. A produção sustentável utiliza corantes naturais e livres de substâncias nocivas.
Minimização de resíduos e reciclagem – por meio de práticas como o corte eficiente dos materiais, o reaproveitamento de sobras de tecidos e a implementação de programas de reciclagem para descartar resíduos de forma adequada, a produção sustentável de sapatos visa reduzir o desperdício de materiais durante a fabricação.
Condições de trabalho mais justas – a produção sustentável tem a preocupação de garantir condições de trabalho justas e seguras para os trabalhadores, como salários justos, respeito aos direitos trabalhistas e garantia de um ambiente seguro e saudável.
Como você pode ver, as empresas que implementam um processo de produção sustentável buscam não apenas reduzir o impacto ambiental dos calçados, mas também promover uma abordagem mais ética e responsável em toda a sua cadeia de produção.
São marcas que adotam a transparência sobre as suas práticas, compartilhando informações sobre os fornecedores, as condições de trabalho e as suas ações de sustentabilidade.
Mas é claro que as empresas sozinhas não conseguirão fazer a mudança que tanto almejam. É preciso falar da importância do papel do consumidor na promoção de práticas mais sustentáveis na moda.
O papel do consumidor na promoção de uma moda mais sustentável
Se você chegou até aqui, provavelmente está em busca de opções mais sustentáveis de consumo. Por isso, queremos incentivar você a se engajar nessa luta tão importante para o planeta e para todos nós que fazemos parte dele:
– quando for comprar, faça escolhas conscientes. Dê preferência a marcas sustentáveis e opte por produtos com maior durabilidade, qualidade e que tenham um design atemporal;
– leve o tema adiante, compartilhando essas e outras informações a que você tiver acesso com as pessoas ao seu redor. A conscientização é fundamental para conseguirmos mudanças rápidas e significativas;
– pressione por mudanças no mundo da moda. As redes sociais são uma excelente ferramenta para fazer essa cobrança. Vamos usá-las a nosso favor.
A BAMOU é uma marca de sapatos veganos, ecológicos e sustentáveis 100% produzidos no Brasil. Nossos sapatos são produzidos levando em conta a ética, o design, a beleza e o amor pela natureza.
Entre os materiais que fazem parte dos nossos sapatos estão o algodão orgânico com certificação BCI, couro vegano, borracha natural e borracha reciclada. Nossos sapatos ainda tem o diferencial de serem finalizados à mão, com muita dedicação e carinho para entregar à você o melhor produto com as melhores energias. Clique aqui para conhecer nossa loja.
……………………………………………………………………………………………………………
Respondendo às pesquisas:
O que são calçados ecológicos?
O que é sapato sustentável?
Sapatos veganos
calçados ecológicos
sapatos ecológicos