Em meio às preocupações com o meio ambiente e as alterações climáticas, que estão cada dia mais evidentes, surgiu um conceito que ganha cada vez mais relevância: a pegada ecológica.
Você pode até não estar familiarizado com o termo, mas ele é, de fato, uma métrica importante e que está relacionado com o futuro do nosso planeta e, claro, o futuro de cada um de nós.
No texto de hoje vamos desvendar o que está por trás desse conceito que ganhou destaque nos últimos anos.
Vamos falar sobre o que é a pegada ecológica, como ela é calculada e, o mais importante ,como nossas ações cotidianas estão intimamente relacionadas a ela.
Leia até o final e entenda como nossas escolhas diárias, individuais e coletivas, fazem todaa diferença quando o assunto é meio ambiente e sustentabilidade.
O que é pegada ecológica
A pegada ecológica é uma medida que foi desenvolvida para avaliar o impacto ambiental das atividades humanas em relação à capacidade da Terra de sustentar essas atividades.
A ideia por trás é comparar a demanda humana por recursos naturais,como alimentos, água, energia e terra, com a capacidade do planeta de regenerar esses recursos e absorver os resíduos gerados por essa demanda.
A pegada ecológica na prática
Na prática, ela é a “marca” que deixamos no planeta através do nosso estilo de vida e da forma como consumimos.
É uma medida que avalia o impacto ambiental de tudo o que fazemos em nosso dia a dia,desde as nossas atividades até as coisas que compramos e usamos.Imagine que você tem um par de sapatos favoritos.
Para produzir esses sapatos, árvores foram cortadas, água e energia foram usados e gasespoluentes foram emitidos.
A pegada ecológica dos seus sapatos inclui todos esses recursos naturais usados e apoluição e os resíduos gerados
Mas ela vai além, levando em conta o que você come, como você se transporta (de carro, de bicicleta, em transporte coletivo), como você aquece e refrigera a sua casa e a quantidade de lixo que produz.
Tudo isso contribui para a sua pegada ecológica pessoal!
A pegada ecológica pode ser calculada considerando uma pessoa, comunidade, país ou até mesmo a humanidade como um todo.
Agora que você já tem uma ideia do que é a pegada ecológica, vamos saber como e quando ela surgiu.
Quando surgiu o termo pegada ecológica
Criado pelos cientistas canadenses Mathis Wackernagel e William Rees, o conceito de pegada ecológica surgiu na décadade 1990 e hoje é um termo reconhecido e utilizado globalmente.
O objetivo de Wackernagel e Rees era mostrar como os padrões de consumo estão se tornando insustentáveis, colocando muita pressão sobre os recursos naturais do planeta e contribuindo para problemas ambientais como a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas.
De lá para cá, a pegada ecológica tem sido utilizada por governos, organizações não governamentais e instituições acadêmicas como uma ferramenta para promover a conscientização sobre a necessidade de práticas mais conscientes em relação ao meio ambiente.
Com a crição desse novo conceito, se popularizou também o conceito de”overshoot”(superação),que ocorre quando a demanda por recursos naturais excede a capacidade da Terra deregenerá-los,ou seja, quando estamos consumindo recursos mais rápido do que a Terra pode repor.
Como a pegada ecológica é calculada
A pegada ecológica é calculada em hectares globais (gha).
Basicamente, o hectare global representa a quantidade de terra e água produtivas necessárias para sustentar o consumo de uma pessoa, comunidade ou país em um ano.
Para calcular a pegada ecológica são considerando vários elementos como:
-alimentação;
-infra estrutura – como prédios e construções
-mobilidade – meios de transporte como carros, transporte público e avião;
-bens de consumo – como eletrônicos e roupas;
-serviços – como fornecimento de água e de eletricidade.
Através do seu cálculo é possível avaliar se a demanda por recursosnaturais excede a capacidade da Terra de renová-los.
Quer saber como diminuir a sua pegada ecológica? Veja nossas dicas a seguir!
Como diminuir a sua pegada ecológica
Diminuir a pegada ecológica é essencial para ajudarmos na preservação do meio ambiente. e do nosso planeta.Veja algumas dicas para aplicar no seu dia a dia:
1) Economize energia – apague as luzes dos cômodos vazios, dê preferência às lâmpadasde LED e desligue da tomada os eletrônicos que não estão sendo utilizados;
2) Reduza o consumo de água;
3) Recicle o lixo e reduza o desperdício – separe o lixo reciclável do lixo orgânico, prefira os produtos com embalagens mínimas ou recicláveis e evite o desperdício de alimentos;
4) Opte por meios de transporte mais sustentáveis – use transportes públicos, combine caronas com amigos e colegas de trabalho, use a bicicleta e caminhe sempre que possível;
5) Reduza o consumo de carne;
6) Apoie produtos sustentáveis – compre produtos locais e de agricultura orgânica. Escolha produtos duráveis em vez de descartáveis;
7) Reduza o uso de plástico – evite produtos de uso único, como sacolas plásticas e garrafas descartáveis. Opte por alternativas reutilizáveis, como garrafas de água de metal e sacolas de pano.
8) Estude e defenda a sustentabilidade – informe-se sobre as questões ambientais, participe de movimentos ecológicos, cobre e apoie políticas públicas que promovam a sustentabilidade;
9) Pratique um consumo consciente – antes de comprar, reflita se você realmente precisado produto. Dê preferência a produtos de qualidade e que duram mais. Compre produtos fabricados com materiais ecológicos e sustentáveis .
E se você quer saber qual é a sua pegada ecológica, clique aqui e acesse a calculadora da CLIMATE HERO .
O conceito de pegada ecológica foi desenvolvido para ser uma ferramenta que nos permite avaliar o impacto que o estilo de vida atual está exercendo sobre os recursos naturais do planeta.
Quando a pegada ecológica de uma população ou de um país excede a capacidade da Terra de regenerar os recursos utilizados e de absorver os resíduos gerados, significa que estamos sobrecarregando a Terra.
Por isso, a pegada ecológica é uma métrica importante no contexto da gestão ambiental e da busca por um desenvolvimento econômico e estilo de vida mais sustentáveis.
Se você já é adepto de um consumo mais consciente ou está buscando formas de aplicá-lo em sua vida, precisa conhecer nossa linha de sapatos veganos.
Os sapatos da Bamou são produzidos com materiais sustentáveis e ecologicamente corretos e nosso processo de produção visa reduzir os impactos no meio ambiente e ser socialmente responsável.
Clique aqui para visitar a loja da Bamou