Mundo Vegano: uma nova moda para conversar
Nova Moda: consciência vegana ou hipe passageira?
A nova moda é leve, livre e maleável. Mas será que é nova mesmo, ou está apenas com uma roupagem diferente?
Em primeiro lugar, a gente precisa falar sobre o que é moda. Eu sei que para muitas pessoas, e talvez para você também, a moda parece algo superficial e frívolo. Ou seja, desnecessário. Mas, na realidade a moda tem uma posição sociológica muito importante em muitas culturas modernas.
Nova Moda • Nova identidade
A moda é vista como identitária. Lilyam Berlim explica que a moda é usada como forma de aceitação social. Dessa forma, você pode entender que pela moda os grupos se distinguem. Assim, pela roupa que uma pessoa usa, ela se enquadra em um grupo X ou Y da sociedade.
Essa percepção fica fácil quando vamos a praças públicas. Por serem abertas, as praças costumam atrair diferentes tribos urbanas em um mesmo momento. Sendo assim, basta um passeio de observação para você reconhecer, pelas roupas e sapatos, inúmeros grupos, que convivem mas não se misturam naturalmente.
E onde a nova moda entra nesta equação? Essa nova moda, ela vem desafiar a si mesmo e a existência de uma moda atrelada ao sistema econômico. A nova moda, por assim dizer, busca associar à consciência social e ecológica. E é aí que entre o modo de vida vegano.
A nova identidade, da nova moda, é unissex, consciente e livre para deixar que cada um defina como pretende se apresentar ao mundo. Sendo assim, a nova moda continua fazendo parte da personalidade, mas ela é mais livre para não se prender a tendências.
A nova moda reconhece seus processos.
Quem adere a nova moda, sabe que a moda sempre foi multifacetada, multidisciplinar e complexa. A realidade é que seu processo envolve desde o plantio de sementes, ao processo criativo, costura, marketing e descarte.
A escolha do vegano nesse contexto (como você pode aprofundar no texto Por que vegano?), é a escolha de um processo mais compassivo. Ou seja, a escolha de uma produção que se preocupa com todos os envolvidos.
Por aqui escolhemos a nova moda
Não é uma questão de abandonar a estética e a individualidade. A nova moda na BAMOU está na escolha dos nossos materiais e parceiros. Somos, assim, uma empresa que busca se relacionar com o real. A finalização manual, o feito à mão, é importante para nós.