Nosso sonho: criar uma marca de sapatos com um design confortável e bonito e que, ao mesmo tempo, sejam sustentáveis e expressem o respeito por nosso planeta e por todos os seres.
Nosso desafio: desconstruir a ideia de que, para um sapato ser sustentável, é preciso abrir mão da beleza e do design.
Foi assim que surgiu a Bamou, nossa marca de sapatos veganos.
Uma iniciativa ousada na qual sempre acreditamos.
Com a nossa primeira coleção, a Hi Move, provamos que é possível unir beleza, conforto e sustentabilidade.
Motivados por seu sucesso, já chegamos à nossa terceira coleção.
Coleção que está ainda mais colorida, cheia de vida, com novos materiais ecologicamente corretos e com muito conforto e maleabilidade para todos que querem caminhar junto com a gente.
E assim seguimos, com nossa abordagem livre de produtos de origem animal, contribuindo para a redução da exploração animal, minimizando o impacto ambiental e promovendo a sustentabilidade.
Por que sapatos veganos?
A opção pelo veganismo foi uma escolha natural de quem ama os animais e sonha em vê-los livres do sofrimento.
O veganismo é um mercado que está cada vez mais em expansão¹. Com muita vontade de ajudar a criar uma nova realidade, resolvemos fazer parte deste movimento, trazendo uma nova opção para quem deseja manter seus pés longe da crueldade animal.
Mas entendemos que nossa missão vai muito além de produzir e vender sapatos veganos. Queremos também conscientizar, educar e mostrar que existem novas possibilidades de consumo que não agridem o planeta.
E espalhar a ideia de que um mundo melhor para todos é possível.
Por isso estamos sempre abordando em nosso site, blog e redes sociais, assuntos que ajudam a expandir a consciência e mostram novas formas de consumo, mais amigáveis ao meio ambiente. E que mostram que as pequenas mudanças, aquelas que partem de cada um de nós, podem levar a mudanças maiores.
Este é o nosso sonho, e esperamos ver cada vez mais pessoas sonhando junto com a gente.
Nossos parceiros
Para realizar nosso sonho, fomos em busca de parceiros que compartilham do mesmo propósito e da mesma visão de mundo que nós: fornecedores com tecnologia eco sustentável e que mantém uma produção livre de crueldade animal.
Nossos sapatos são produzidos com materiais veganos e sustentáveis, como:
- Camurça vegana de PU;
- Tecido 100% algodão com certificação BCI;
- Tecido reciclado com fios de garrafas PET;
- Borracha natural;
- Borracha reciclada.
Entre os tecidos que utilizamos no cabedal dos nossos sapatos estão:
Ecosimple
Sua composição é 85% algodão e 15% poliéster totalmente reciclados: o algodão é produzido a partir de sobras de tecidos e o poliéster de resíduos de garrafas pet. As cores são as originais dos tecidos reciclados, evitando a adição de produtos químicos ou corantes. É um tecido socialmente responsável, produzido em parceria com cooperativas formadas por famílias de baixa renda.
Paranatex
Tecido 100% algodão e com certificação BCI, que garante a produção sustentável do algodão. Outra garantia da sustentabilidade deste tecido é a sua participação no movimento Sou de Algodão, que aceita como parceiras somente empresas que têm em suas peças, no mínimo, 70% de algodão em sua composição.
Couro vegano PU
Usamos o couro vegano de PU, ou poliuretano, como é mais conhecido. O que torna este material tão atraente é, em primeiro lugar, o fato de não contar com matéria-prima de origem animal em sua composição. Em segundo lugar, vem o seu processo de reciclagem, que avança cada vez mais ao longo dos anos, sendo reaproveitado na fabricação de produtos como blocos de concreto, asfalto, pisos de academias, pistas de atletismo e com a reinserção no próprio segmento da indústria de calçados.
Conforto extra para seus pés
A Bamou desenvolveu uma sola que, além de ser feita com materiais sustentáveis, esteticamente tem um estilo único e urbano. Concebida para dançarinos, oferece maleabilidade e tem pontos de pivoteio.
Características estas que também são perfeitas para quem não dança, proporcionando maior conforto ao pisar.
Queremos garantir uma boa experiência à todes que usam nossos sapatos, desde o início. É por isso que eles vem com 2 palmilhas:
- Se o sapato ficar apertado, você pode usar a palmilha fininha;
- Se o seu pé for mais fino, a palmilha mais grossa vai proporcionar maior conforto e segurança.
Mas sabemos que, conforme vai sendo usado, o sapato vai se moldando aos seus pés, te abraçando de forma ainda mais aconchegante. Este pode ser o momento de repensar o uso da palmilha, quando você pode simplesmente trocá-la ou, até mesmo, usar as duas juntas.
Do barefoot, que é o nosso tipo de palmilha mais fina, até a palmilha com saltinho, oferecemos todas as possibilidades de conforto para você e para seus pés.
Responsabilidade social
Somos uma marca de sapatos veganos que tem um compromisso firme com a responsabilidade social. Priorizamos o bem-estar dos nossos colaboradores, garantindo condições de trabalho justas e seguras à todes.
Investimos em transparência e ética, para atender não apenas à demanda cada vez maior dos nossos consumidores por produtos conscientes, mas também para colaborar na construção de um mundo mais ético e sustentável. Mostrando que o sucesso de uma atividade econômica, a sustentabilidade e a responsabilidade social podem andar de mãos dadas.
Empoderamento feminino e a valorização das nossas raízes
A Bamou incentiva o empreendedorismo feminino, mostrando que a força da mulher pode ser refletida de variadas formas, incluindo a sua capacidade de liderança, criação e inovação.
Além disso, a Bamou valoriza nossas raízes, incorporando elementos culturais na sua identidade, celebrando a diversidade e enaltecendo as histórias e tradições que nos definem.
Com essa abordagem única, a marca não só oferece produtos de qualidade, mas também promove uma mensagem poderosa de empoderamento e conexão com nossas origens.
Os sapatos da Bamou são produzidos no Brasil, onde 95% da produção de algodão não utiliza sistema de irrigação, o que garante uma produção ainda mais sustentável.
Sapatos lindos, confortáveis e ecológicos você encontra na Bamou.
Por todes e para todes!