POR QUE VEGANO

Por compaixão!

O veganismo é uma escolha natural de quem tem compaixão por todos os seres e um grande amor pela nossa casa, o planeta Terra.

Ser vegano é muito mais do que uma filosofia ou estilo de vida. É um ato de amor ao próximo, que vem da consciência de que somos todos interligados e que até mesmo um pequeno ato de cada um pode ecoar no todo, afetando todas as vidas e todos os seres.

Somos veganos porque compreendemos que a natureza e todos os seres que nela habitam não são subservientes a nós e que não existem para serem explorados. Sabemos que não somos seres à parte da natureza e sim parte dela, e que cada ação nossa que prejudica o meio ambiente na verdade está prejudicando a todos nós.

Entendemos que não há mais como mantermos o ritmo de vida altamente predatório que temos hoje achando que não sofreremos consequências pelos nossos atos.

Como alertou David Attenborough em entrevista
à BBC: “… acima de tudo será necessário haver uma mudança de perspectiva. Uma mudança — de encararmos a natureza não como algo opcional ou ‘legal de se ter’, mas sim como nosso maior aliado em restaurar o equilíbrio do nosso mundo.”

https://www.bbc.com/portuguese/geral-54102384

Estamos perto do ponto de não retorno

De acordo com especialistas em clima e meio ambiente, estamos muito próximos do ponto de não retorno, ou seja, estamos chegando a um limite que, quando for atingido, não nos dará mais a chance de qualquer reversão.

“Estamos caminhando em direção a um abismo em um breu total. Sabemos que estamos caminhando para o precipício, mas quando isso vai acontecer só saberemos
quando cairmos.” disse a Pesquisadora das universidades de Oxford e Lancaster e uma das coordenadoras da Rede Amazônia Sustentável, a bióloga e ecóloga Erika Berenguer em entrevista à CNN. ( https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/ponto-de-nao-retorno-o-que-significa-esse-conceito-para-a-amazonia/)

Ela explica ainda o que significa este ponto de não retorno para a floresta amazônica: “O ponto de não retorno seria quando a Amazônia chegar a um estágio de desmatamento, e também por conta das mudanças climáticas, que não possibilite mais manter a cobertura vegetal suficiente. Com isso, não vai mais ter a reciclagem
de chuva necessária para a manutenção da floresta”, diz Berenguer. “Ela morreria por falta de chuva.”

Do desmatamento na Amazônia, sabemos que 70% é para formação de pastos e dos 30% restantes grande parte é destinado ao plantio de cereais que servem de alimento ao gado.
(fonte: Jornal Estadão). (https://www.estadao.com.br/emais/comportamento/relatorio-revela-que-70-do-desmatamento-na-amazonia-ocorre-para-criacao-de-gado/)

A ética: um dos princípios do veganismo

A ética vegana se baseia na idéia de que todos os seres sencientes merecem respeito e consideração. Quando reconhecemos que, assim como nós, os animais sentem dor e prazer, sentimos a necessidade de eliminar a sua exploração e sofrimento.

Trata-se de uma ética que vai além da dieta, atingindo outras áreas da nossa vida como o vestuário, os cosméticos e produtos de higiene e até mesmo o lazer e a diversão.

Através do veganismo vivemos de acordo com os princípios da justiça, do respeito e da compaixão por todas as formas de vida, e contribuímos para uma sociedade mais ética e consciente.

Our planet. Our mission.

A Terra é o nosso lar, a casa comum a todos os seres sencientes ou não. E cabe a nós, atuais moradores, cuidarmos dela para que algo ainda exista aos próximos que virão. Quando optamos por uma empresa vegana não nos delimitamos ao cuidado com os animais, mas levamos isso para a consciência ética e ecológica. Para nós, é preciso nos preocuparmos sim com o ciclo de produção, com a reutilização de nossos materiais e o cuidado com todos que trabalham com nossos sapatos. Somos pequenos com sonhos de gigantes, e é assim, com ações pontuais e conscientes que contribuímos para um mundo melhor. Vem com a gente conhecer mais sobre a prática vegana e como inseri-la o seu dia a dia.

Carrinho de compras
Rolar para cima